O que é o CEFR? Hora de entender o seu nível de Inglês

O que é o CEFR? Hora de entender o seu nível de Inglês
Testes de Proficiência

28/11/2022

Como saber exatamente seu nível de Inglês sem cair no clichê de falar no "achismo" que "meu inglês é intermediário, eu acho". O que ainda pouco é difundido em larga escala no país é que para processos seletivos no exterior, sejam eles educacionais ou de emprego, essa métrica subjetiva dá lugar a um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (CEFR). 

Em resumo, o CEFR descreve de maneira objetiva o que cada indivíduo deve ser capaz de realizar de acordo com o grau de conhecimento e confere condições de igualdade para qualquer um, independente do seu local de origem. Depois de saber o que é CEFR, você precisa saber que segundo ele existem seis níveis diferentes de domínio do inglês (ou de qualquer língua): A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O CEFR se tornou uma referência padrão no campo estudantil para definir níveis de inglês e diversas outras línguas em muitos países. Essa subdivisão reflete a noção de classificação entre iniciante, intermediário ou avançado, porém, torna-se ainda mais detalhada já que permite definir o que o utilizador é capaz de fazer em cada categoria. Vamos conferir as capacidades que o estudante deve ter em cada nível:

  • Nível A: O “A”, na escala CEFR, refere-se aos níveis iniciais e básicos do idioma. Quem tem esse nível consegue compreender e usar expressões familiares e cotidianas que satisfazem suas necessidades básicas. Aqui estão categorizados os alunos recentes, que são capazes de se comunicar em tarefas simples e rotinas que exijam apenas uma troca rápida e fácil de informações.

 

  • Nível B: Já o “B” classifica um usuário com um pouco mais de conhecimento e entendimento da língua. O B1 é o nível intermediário, no qual a pessoa compreende as questões principais de assuntos que lhe são familiares e consegue reproduzir discursos simples e coerentes sobre os temas que conhece. E, a partir do B2, já vemos indivíduos mais independentes quanto ao uso do idioma. Isso porque para ter esse nível, a pessoa deve compreender desde ideias principais de textos mais complexos sobre tópicos concretos e abstratos, até discussões técnicas sobre sua área de especialidade. Além disso, a partir daí ela começa a conseguir se comunicar com espontaneidade com falantes nativos sem que haja uma tensão durante o diálogo.

 

  • Nível C: Por fim, o “C” é o nível mais alto que se pode chegar. Ele simboliza o usuário proficiente e é o nível solicitado na maioria das vezes para quem pretende estudar ou trabalhar fora. O C1, no CEFR, significa a habilidade de compreender um vasto número de textos longos e exigentes e se comunicar de forma fluente e espontânea sem precisar pensar muito nas palavras, conseguir usar a língua de modo eficaz em quase todas as suas áreas de convivência. Já o C2 é o nível de domínio pleno de inglês, em que o aluno compreende sem esforço algum praticamente tudo o que ouve ou lê e consegue também se comunicar espontaneamente e de modo fluente com exatidão.

 Agora que você já sabe mais sobre o CEFR, é hora de se dedicar e desenvolver a comunicação através de aulas práticas e com foco nas 4 habilidades. Agende sua Aula Experimental Gratuita na English Zone Online.


Posts Relacionados

Você sabe falar em inglês sobre as makeups que você usa?

Você sabe falar em inglês sobre as makeups que você usa?

Essa semana a temática da English ZONE é sobre MAKEUP. As apaixonadas e os apaix...

→ Leia mais...
5 Curiosidades da Cultura Americana

5 Curiosidades da Cultura Americana

Os Estados Unidos são um dos países mais diversificados do mundo, o que signific...

→ Leia mais...
Como falar sobre festa junina em inglês?

Como falar sobre festa junina em inglês?

Um dos meses mais aguardados por muitos brasileiros é junho e claro que é por ca...

→ Leia mais...
Liziane Sutil

Liziane Sutil


English teacher. Graduada em Letras (PUCRS) Post Graduation in Translation English Canada

→ Veja o Perfil Completo